terça-feira, 24 de abril de 2012

Pressão alta! quais os riscos, como evitar?

Hipertensão arterial sistêmica em uma linguagem bem simples é a pressao que o sangue faz para o coraçao bombear "A ARTÉRIA FICA MAIS ESTREITA ENTAO O SANGUE VAI PASSAR ALI COM MAIS FORÇA, VVAI FAZER MAIS PRESSÃO"..o normal estabelecido pela OMS e 120 x 80 mmHg que significa 12x8...nesse caso 12 signfica sístole==> contraçao do coraçao e 8 é a diástole que é o relaxamento..
Quando esta acima de 80 é um fator preocupante pois ja é indicio de hipertensao..  OU SEJA apartir de 14x9 ja é considerado hipertenso... As consequências da hipertensão é AVC = DERRAME CEREBRAL o sangue vaza pra fora do cérebro podendo leva a morte..ou a sequelas graves que afetam a fala, a mobilidade, tudo!...infarto fulminante...entope artéria q se torna um quadro irreversível levanto a morte também..e varias outras consequência mas o que fazer para evitar que a pressão suba? 


 Quais orientações simples você pode dar a um  paciente leigo..que precisa explicar bem para ele o que é hipertensão e as consequências?? como você vai orientar essa pessoa?
  • fazer exercícios físicos com regularidade
  • dieta sem sal...não acrescentar sal na comida
  • evitar produtos embutidos, enlatados, "salgados e gordurosos em geral" como: presunto, salsicha, camarão, sazom, caldo de carne em cubo, muitos não comem sal mas fazem uso excessivo de produtos que tem mais sódio do que o sal ingerido por dia.
  • beber bastante água, no mínimo 2 litros por dia.
  • ingerir fibras:  Aveia, linhaça, vegetais crus verdes escuros, legumes crús ...
  • consultar o medico regularmente, não tenha medo de médico quanto mais cedo tratar melhor será a qualidade de vida.
  • se quiser um salzinho na comida acrescenta durante todo o dia apenas uma tampa de caneta bic de sal..significa 3 gramas o que todo individuo pode consumir por dia..apenas 3 gramas.
  • evitar frituras, coma mais assado sem pele, sem gordura, sem couro, grelhado.. faça mais uso de peixe à carne vermelha que demora muito mais tempo na digestão.
  • Se for usar sal que seja o light que é diminuído no sódio.
Enfim você vai orientar essa pessoa para poder reduzir os riscos que ela corre...

MANTENHA SUA PRESSÃO 120 X 80 mmHg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ALGUNS SINAIS e MUDANÇAS QUE APARECEM NA GESTANTE

  CLOASMA GRAVÍDICO SÃO MANCHAS PRETAS NO ROSTO, COMUM NA GESTAÇÃO PELO AUMENTO DA MELANINA, POR ISSO GRAVIDAS, USEM PROTETOR SOLAR ! EV...