sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Consulta de CD completa ENFERMAGEM.



BOM, vamos discorrer aqui sobre como deve ser uma consulta de crescimento e desenvolvimento da criança.  A mãe vai comparecer a unidade de saúde para a consulta e lá você irá proceder da seguinte maneira:


1) Anamnese completa do bebe, converse com a mãe e pergunte quais as principais queixas, além disso é primordial você da uma lida no histórico, nas consultas anteriores, na evolução porque la está relatado as principais queixas, acontecimentos. 



2) Em algumas unidades de saúde já vem no prontuário o peso, idade. Em outros não por isso tem que se medir a altura do bebe,( EM Cm)  perímetro encefálico, (PC) perímetro torácico, (PT) bom feito e conferida essas medidas e anotadas vamos la para os exames; lembrando que dependendo do posto de saúde, Estado, etc não se mede o perímetro torácico. 



3) Em primeira instancia os exames são os reflexos psicomotores. Você de porte de uma lanterna irá observar se o bebe segue a luz;



  • Na mucosa oral tem que fazer o reflexo da procura, calce uma luva  e coloque seu dedo mindinho do lado da boca do nenê para que ele procure seu dedo para mamar, e coloque o seu dedo indicador ou mindinho na boca do bebe onde ele vai mamar, isso se chama reflexo da sucção.
  • Pegue o bebe por debaixo dos braços e levante ele para o teste da marcha, ele vai ensaiar os primeiros passinhos.
  • Com o seu dedo indicador encoste na mãozinha dele que ele vai fechar a mão dele no seu dedo pressão palmar
  • nos pés faça cócegas no calcanhar para que ele jogue a outra perninha por cima e abra os dedinhos dos pés. _ pressão plantar
  • e com uma tampa de caneta Big faça o teste de babinsk E  faça cocegas nos pés... Babinsk

4) Após esses testes psicomotores precisa-se fazer o exame físico geral:

  • Verifique as fontanelas bregmática e lambdoide observe a presença de depressão  se esta deprimida ou abaulada, caso esteja deprimida indica desidratação que ocorre da forma  incorreta de amamentar.( A mamada deve ser completa, jamais deixar de esvaziar uma mama e já passar o BB para o outro seio, Tem que deixar o BB mamar completamente para poder passar para outra mama.) A bregmática fecha de 1 ano e 7 meses a 2 anos de idade. A Lambdoide fecha aos 2 meses de idade.

  • Verifique o pavilhão auricular para ver se esta simétrico,(use o otoscópio  para observar possível infecção no ouvido e se tiver com alguma infeção perguntar para mãe se ela amamenta o filho deitada)  observe a mucosa ocular, oral, gengivas, presença de dentes.

    *   Verificar a mucosa nasal, se a presença de muco, desvio septo... 

      * Verificar a mucosa oral: se está hidratada, corada, observar se a sujidades na gengiva orientar a mae fazer higiene sempre após as mamadas com uma fralda e água. 
  • verifique o pescoço do bebe para ver se tem alterações nos gânglios porque se tiver pode indicar infecção no ouvido ou garganta

  • no tórax você irá observar se está simétrico e ausculta cardíaca que é DUAS BULHAS NORMOFONÉTICAS EM DOIS TEMPOS.( OBSERVAR também a respiração do ápice do pulmão, frequência respiratória se os murmúrios vesiculares tem alguma alteração como ronco, sibilos.)
     *  ver perímetro torácico, cefálico, altura, antes disso ele já estará pesado lembrando que na digital que suporta até 15 quilos deve-se fazer a higiene da balança com Álcool a 70% e colocar papel toalha sentar o bebe e pesá-lo isso caso o bb n consiga ainda ficar em pé. se caso ele ja consiga pesar sem roupa da mesma forma fazer higiene da balança das taras e pesar o bb.

  • Faça palpação no abdome para ver alguma presença de massa. (OBSERVE a percussão do ABDÔMEN verificando os tipos de sons que podem indicar cólicas.)

  • Veja as genitálias se estão íntegras ( se á algum tipo de corrimento se for menina, se está vermelhinha demais... enfim ... se for menino observe a exposição do prepúcio, a descida do saco escrotal.

  • observe também os MMII do NENÉM,

  • peça para mãe vesti-lo e peça para ela sentar.

  • Olhe o esquema vacinal desta criança pois o profissional de saúde tem que dar ênfase ao esquema de vacinação... se estiver faltando alguma vacina já encaminha-la para a imunização.

  • preencher todas essas informações numa folha para fazer a evolução no prontuário.

  • orientar a mãe quanto ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses, introdução de papinha salgada após completar seis meses, e introdução de papinha doce.. que é apos a papa salgada. e amamentar até 2 ANOS de idade de preferência pelo Ministério da saúde.

  • orientar quanto a importância do banho de sol QUE PODE SER DADO até as 10 da manha ou no final da tarde.

  • Após as orientações e verificar se foi tudo anotado agradecer a mãe e pedir que ela retorne após 2 meses. 
Se durante o exame o Enfermeiro verificar algum tipo de doença respiratória, psicomotora encaminhar a criança para o médico específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ALGUNS SINAIS e MUDANÇAS QUE APARECEM NA GESTANTE

  CLOASMA GRAVÍDICO SÃO MANCHAS PRETAS NO ROSTO, COMUM NA GESTAÇÃO PELO AUMENTO DA MELANINA, POR ISSO GRAVIDAS, USEM PROTETOR SOLAR ! EV...