quinta-feira, 6 de junho de 2013

orientações após o parto



Segundo uma "vasta" experiencia em campos de estágio em "PSF" POSSO descrever que são importantes as seguintes informações:

                            ORIENTAÇÕES GERAIS A PUÉRPERA E RN.

                    Os cuidados com a mulher em trabalho de parto é extremamente importante, olhar a puépera como um todos seus medos, anseios, preocupações, dores, e poder ajudar de alguma forma é essencial para um parto tranquilo.
Antes da expulsão podemos dar assistência da seguinte forma:
·        Estimulando a deambulação, pois, facilita no processo de dilatação.
·        Estimulando o relaxamento
·        Quando vier a contração pedir que ela agache e fique com os pés no chão, segurar firme nos braços dela pedir que ela encoste o queixo no peito e faça força para baixo.
·        O enfermeiro também pode fazer massagem na região lombar para aliviar as dores antes do parto.
·        Se for um local bem estruturado pedir que ela deite-se e eleve os membros inferiores o máximo de tempo que ela puder.
·        Uma dilatação completa demora em média 12.5 horas, portanto, o enfermeiro pode ajudar de várias maneiras para “aliviar” essas horas de tensão.

                                                 APÓS O PARTO.

                  Após o parto é necessário que a puépera esteja bem orientada em relação aos cuidados com ela mesma e com o RN (recém-nascido)

                             CUIDADOS COM A PUÉRPERA:

·        Cuidados com a higiene pessoal como: Banho troca de sutiã, calcinha.
·        Orientação quanto à alimentação que deverá ser equilibrada, fracionada 6x ao dia, rica em carboidratos para a produção de leite. Onde se deve evitar o uso de bebida alcoólica, cigarro, e bebidas gaseificadas como todos os refrigerantes e água com gás.
·        Repouso independentemente de ter sido normal ou cesariana a mulher precisa de repouso se for normal o nível de adrenalina está alto e ela no momento do parto perdeu muito sangue então precisa repousar pelo menos nas primeiras horas.
·        Ao se levantar virar-se devagar porque se levantar de forma brusca pode sentir tontura e cair ou até mesmo desmaiar.
·        Orientar a importância do colostro seus componentes e benefícios para o RN.
·        Banho de sol nas mamas pelo menos 15 minutos antes das 10 da manha ou no fim de tarde.
·        Orientar quanto à forma correta da amamentação, pois, se a pega estiver errada pode causas mastite e o RN ficar desidratado ou não pegar peso.
·        Orientar o esvaziamento completo da mama em cada mamada, pois, no final se encontra gordura, água, orientar que se o RN não terminou de mamar na próxima mamada que termine para passar pro outro seio.
·        Lavar os seios com água e sabão apenas quando chegar da rua.
·        Orientar amamentar em um ambiente tranquilo, calmo, olhar fixamente nos olhos do bebe e encostar o mamilo no “céu da boca”, pois, estimula o reflexo da sucção.
·        Orientar quanto a amamentar o RN todas as vezes que ele desejar será assim nos primeiros dias ou meses e assim ele vai amamentar de 3 em 3 horas.
·        Orientar quanto ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses não sendo necessários água ou chás, após isso complementar com alimentação e amamentar ainda até aproximadamente dois anos de idade.
·        Orientar a importância do uso do sutiã para sustentar os seios que devido estarem cheios de leite ficam muito pesados e podem ficar caídos.
·        Orientar que amamentação contrai o útero fazendo com que volte o corpo antes do ciclo gravídico.
·        Orientar cuidados com períneo.
·        Em casos de cólica tomar analgésico recomendado pelo médico.
·        Lavar com água e sabão no local dos pontos

                              CUIDADOS COM O RN


·        Orientar quanto à forma de segurar
·        Orientar a posição correta de dormir que é supina devido a síndrome da morte súbita devido ao ar que respira de bruçus ou de lado ser rico em gás carbônico sendo pobre em oxigênio
·        Orientar a temperatura da água durante o banho
·      Orientar que não se devem lavar as roupas do RN com sabão em pó e amaciante de roupas, mas sim com sabão de coco.
·        Não passar perfume direto na pele do bebe
·     Orientar quanto ao esquema vacinal, sua importância, orientar a guardar bem a caderneta e o cartão da criança.
·      Orientar ao comparecimento de todas as consultas
·        Lavar o coto umbilical com água e sabão e secar bem e passar álcool 70%
·        Uso de lenços umedecidos apenas quando estiver fora de casa, pois, continuamente propicia a alergias.
·        Banho de sol 15 min. por dia antes das 10 h da manha ou no final de tarde.
·        Levar o bebê para fazer o Teste do Pezinho após o 5º dia de vida.
·        Vacinar o bebê sempre nas datas marcadas a lápis no cartão da criança e só atrasar se a criança apresentar alguma contra indicação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ALGUNS SINAIS e MUDANÇAS QUE APARECEM NA GESTANTE

  CLOASMA GRAVÍDICO SÃO MANCHAS PRETAS NO ROSTO, COMUM NA GESTAÇÃO PELO AUMENTO DA MELANINA, POR ISSO GRAVIDAS, USEM PROTETOR SOLAR ! EV...